Branco
Os vinhos brancos podem ser feitos com uvas brancas e também com uvas tintas. Isso é possível pois as polpas das uvas, geralmente, são claras, sem pigmentos de cor. Por isso, na utilização de uvas tintas, o líquido não pode ter nenhum contato com as cascas.
De maneira geral, após a colheita, que pode ser manual ou mecânica, são realizadas etapas como a separação e o desengace. Esse último é realizado em uma máquina chamada desengaçadeira e tem o objetivo de separar as uvas do restante do cacho (cabinhos e as folhas). Após essa separação, começa a produção do vinho.
O próximo passo é o esmagamento das uvas para extrair o suco. Se forem utilizadas uvas tintas, as cascas da uva são desprezadas. Em seguida, começa a fermentação alcoólica.
Como na fermentação há produção de gás, os vinhos tranquilos têm o seu gás eliminado durante o processo. Após a fermentação alcoólica, o vinho pode ser submetido a fermentação malolática, essa etapa não é muito utilizada em vinhos brancos, mas pode acontecer dependendo do objetivo do enólogo.